Jan 052011
 

voluntárioO programa de voluntariado da IBM, lançado em 2007, chama-se IBM Corporate Services Corp e atualmente planeja levar 500 funcionários por ano para realizar atividades junto a organizações parceiras em outros países.

As organizações podem ser públicas ou não-governamentais e através dos voluntários podem desenvolver estratégias e projetos para transporte público, fornecimento de água, segurança alimentar, desenvolvimento de cidades e inovação, entre outros.
O voluntariado é visto pela empresa como mais uma forma de treinar líderes para atuação em qualquer parte do mundo. O programa dura 4 semanas para funcionários e 3 para executivos, exigindo dedicação para garantir os resultados esperados, diz um dos participantes. Por isso, a IBM trabalha com organizações não-governamentais especializadas em voluntariado, preparando o grupo antes mesmo da viagem.
O resultado é positivo, pois os participantes ganham novas capacidades, as organizações ganham especialistas para a resolução de problemas e o custo do programa é bem mais barato do que enviar funcionários para treinamentos ou tarefas fora do país. Mais de 10 mil funcionários aplicaram para o programa que já rendeu até mesmo potenciais clientes para o negócio de cidades da IBM na Polônia.
O programa já tem sido copiado por empresas como a Novartis e a Dow Corning e a FedEx está enviando funcionários em parceria com a IBM para entender como o programa funciona na prática.
Talvez valha a pena pensar em programas similares para cidades dentro do país (especialmente no nosso continental Brasil), e próximas aos negócios das empresas. Afinal, os problemas e as soluções podem estar bem mais perto do que imaginamos!

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Sobre a autora:

Sueli Chiozzotto é formada em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP, tem MBA pela Universidade da California em Berkeley e é sócia da MGM Partners, onde desenvolve projetos nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade e investimentos sociais para empresas, fundações e ONGs.

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