Jun 182010
 
Indicadores

Pink Sherbet Photography

Em 2001, a consultoria SustainAbility e o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (United Nations Environmental Programme), desenvolveram o relatório “Buried Treasure: uncovering the business case for corporate sustainability”, para identificar evidências que comprovassem o aumento de valor trazido pela sustentabilidade. Para tanto, foi criada uma matriz que identifica onde há maior impacto, relacionando 10 indicadores do desempenho em sustentabilidade com 10 medidas tradicionais de sucesso nos negócios:

Indicadores de Sustentabilidade   Indicadores de Negócios
Ética, valores e princípios   Valor aos acionistas
Responsabilidade e transparência   Receitas
Compromisso com o tripple bottom line   Eficiência operacional
Foco nos processos de meio ambiente   Acesso ao capital
Foco em produtos “verdes”   Atração de clientes
Desenvolvimento sócio-econômico   Reputação e valor da marca
Direitos humanos   Capital humano e intelectual
Condições do ambiente de trabalho   Perfil de risco
Engajamento de parceiros de negócio   Inovação
Engajamento de não-parceiros de negócio   Licença para operar

 

As principais conclusões do trabalho foram:

  • Há um impacto positivo da sustentabilidade no sucesso e nos resultados financeiros dos negócios
  • Reputação e valor da marca eram os indicadores mais positivamente ligados a sustentabilidade e os processos de meio-ambiente apresentam as maiores evidências do caso de negócios em sustentabilidade
  • O caso para a sustentabilidade é mais forte quando vários elementos da sustentabilidade são considerados estrategicamente pelo negócio
  • As organizações devem investir no desenvolvimento de indicadores de desempenho de sustentabilidade

A consultoria recomendava a adoção de um programa com 12 etapas para que a implementação da sustentabilidade, incluindo entre outras:

  • Desenvolver e comunicar o caso de negócios indicando a importância da sustentabilidade para sua organização
  • Considerar questões sociais e de meio-ambiente na tomada de decisões e seus impactos
  • Colecionar resultados mesmo que intangíveis
  • Alinhar a sustentabilidade aos objetivos e sistemas da empresa
  • Reportar resultados externamente

Quase 10 anos se passaram e talvez estas conclusões já estejam ultrapassadas, mas como diz Warren Buffet: “A reputação leva 20 anos para ser construída e 5 minutos para ser arruinada”. Portanto, vale a pena aprender como corporações globais trilharam os caminhos da sustentabilidade.

Faça o download do documento completo em: http://www.sustainability.com/insight/businesscase-article.asp?id=141
pub-1943709444229966
Share

Sobre a autora:

Sueli Chiozzotto é formada em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP, tem MBA pela Universidade da California em Berkeley e é sócia da MGM Partners, onde desenvolve projetos nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade e investimentos sociais para empresas, fundações e ONGs.
 June 18, 2010  Posted by on June 18, 2010 Empresas Tagged with: , , ,  Add comments

  One Response to “Sustentabilidade e o sucesso dos negócios (by SustainAbility)”

  1. Another note is always that ports won’t admit non-operable vehicle for roll-on roll-off transport
    service. Common routes are frequently traveled destinations by shipping companies usually major cities
    and ports. The contract must also contain a clause through which the cancelation fee must be waived if the
    organization fails to pick your car within many days after the scheduled pickup date.

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)