Jan 082010
 

A mina para extração de um pigmento de titânio em Madagascar é um caso de sucesso de engajamento de stakeholders da Rio Tinto.

 
 

Pigmento da biodiversidade

D Sharon Pruitt

“Para a Rio Tinto, a globalização é uma oportunidade de combinar necessidades e engajar-se melhor com as comunidades onde operamos. Reconhecemos a importância de ouvir, compreender e respeitar as crenças daqueles que não entendem ou compartilham nossa visão. Requer tempo e recursos, mas vale a pena. Se bem feito, reduz riscos e nos permite realizar negócios e desenvolver projetos em nações que a algum tempo atrás, se opunham aos investimentos internacionais e ao comércio livre.”   Charlie Lenegan, Diretor responsável, Rio Tinto.

Em um período de 20 anos, a empresa investiu US$750 milhões, estudou os impactos técnicos, econômicos, ambientais e sociais e engajou-se em parcerias e acordos locais para iniciar a exploração. Além das compensações obrigatórias para as famílias afetadas diretamente, a empresa buscou tornar-se parte da comunidade local, pois a mina seria explorada por pelo menos 40 anos.

Para isso a Rio Tinto:

  • Criou um acordo com o governo local para co-gestão de recursos renováveis com a comunidade, implementado de acordo com as leis, cultura e tradições locais
  • Patrocinou pequenos e médios empreendimentos locais, fornecendo micro-crédito
  • Contribui para o desenvolvimento de capacidades tanto de grupos de empreendedores como de governo locais
  • Desenvolveu parcerias com grupos de ambientalistas para mitigar os impactos da mina

Em 2004 a empresa criou uma Estratégia Corporativa para a Biodiversidade. Implementada com parceiros e comunidade a partir de 2005, a estratégia busca cumprir o compromisso da empresa em gerar um impacto positivo na biodiversidade onde quer que ela atue.

Veja o caso completo no documento "Stakeholder Engagement and the Board" em:
http://www.ifc.org/
Share

Sobre a autora:

Sueli Chiozzotto é formada em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP, tem MBA pela Universidade da California em Berkeley e é sócia da MGM Partners, onde desenvolve projetos nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade e investimentos sociais para empresas, fundações e ONGs.
 January 8, 2010  Posted by on January 8, 2010 Casos, Meio Ambiente Tagged with: , , , ,  Add comments

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)