Aug 162010
 

Melhor sustentabilidadeA revista Fast Company  lançou uma série divertida e interessante escrita pelo jornalista Ariel Schwartz, baseada no livro HIP Investor de R. Paul Herman (editado pela Wiley & Sons).

HIP significa impacto humano + lucro = os novos fundamentos dos investimentos, e foi criada pela HIP Investor Inc. uma empresa de investimentos para gestores, indivíduos e fundações com portfólios de investimento baseados nesta nova fórmula que considera como a sustentabilidade direciona o valor dos negócios, analisando itens como: práticas de gestão, saúde, igualdade, geração de valor, transparência e retorno financeiro, por exemplo.

Apesar das falhas (muitas vezes grandes) incorridas pelas empresas analisadas, a Fast Company permite que você analise os comparativos entre as empresas e descubra quem a revista considera mais sustentável. Desde abril de 2010 já foram comparadas várias empresas, por exemplo:

  • Os gigantes do varejo americano Walmart e Target com vitória do Walmart, especialmente devido à sua iniciativa de criação de um Conselho (formado por 4 gigantes varejistas, 38 indústrias e 9 universidades) para o desenvolvimento de um padrão para classificação de produtos conforme seu nível de sustentabilidade, o “green product-label
  • Na disputa entre Coca-Cola e Pepsico, quem levou a melhor foi a Pepsico. Apesar das críticas quanto ao uso de aqüíferos em áreas com limitações de água, a empresa tomou a liderança devido a adoção de metas agressivas relacionadas à redução do uso de água (20%), combustíveis (25%) e eletricidade (25%), no período entre 2006 e 2015, e a eliminação do uso de HFCs das máquinas que dispensam refrigerante
  • Entre McDonald’s e Starbucks. O Starbucks foi considerado o melhor em várias áreas. A empresa tem como metas até 2015: utilizar somente café desenvolvido de maneira ética e com responsabilidade sócio-ambiental e utilizar 100% de copos reutilizáveis e recicláveis. Além disso, o Starbucks tem pilotos para prevenir o desflorestamento (Sumatra, Indonésia e México), e é reconhecida por seu plano de saúde para funcionários
  • Na análise de Microsoft e Apple, a Apple perdeu devido à falta de interesse em lançar um relatório completo de responsabilidade social e a definição de metas (para redução de gases efeito estufa e maior eficiência energética, por exemplo)
  •  Entre Procter & Gamble e Colgate-Palmolive, a Procter & Gamble levou a melhor devido, entre outras iniciativas, a seus objetivos para que em 2012 venda US$20 bilhões em produtos de menor impacto ambiental, tenha reduzido em 20% a emissão de CO2 e outros resíduos e o uso de energia e água. Além disso, pretende salvar 20 mil vidas entregando 4 bilhões de litros de água limpa através de seu programa “Children’s Safe Drinking Water
  • As empresas químicas globais Dow e Dupont empataram na análise de Fast Company. Ambas têm várias metas para sustentabilidade e algumas áreas de melhoria necessárias
  • As empresas de petróleo Chevron e ExxonMobil: apesar de ser uma análise difícil, a Fast Company indica a Chevron como a mais sustentável, principalmente devido a seus investimentos em energias alternativas (US$3,8 bilhões), incluindo fontes de energia renováveis, mais eficientes e baseadas em novas tecnologias.

Portanto, fica claro que a adoção e a publicação de metas para reduzir impactos negativos, o engajamento de stakeholders e investimentos em áreas que beneficiam a sociedade rendem pontos na arena da sustentabilidade!

Leia mais em:  http://www.fastcompany.com/tag/hip-investor
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Sobre a autora:

Sueli Chiozzotto é formada em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP, tem MBA pela Universidade da California em Berkeley e é sócia da MGM Partners, onde desenvolve projetos nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade e investimentos sociais para empresas, fundações e ONGs.

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