Mar 152011
 

causa socialHá evidências de que, todos os fatores sendo iguais, as pessoas escolhem trabalho, produtos e serviços de negócios que apóiam causas sociais (vs. outros que não explicitam apoio social). Mais ainda, as pessoas em geral tendem a favorecer negócios cujas causas são próximas de seus próprios valores.

Portanto, cada vez mais as empresas estão buscando alinhar seu relacionamento com clientes a causas sociais que alavanquem sua reputação, contribuam para a marca e potencialmente, aumentem lealdade e vendas, enquanto contribuindo para a melhoria das comunidades onde operam e o desenvolvimento sustentável.

Atualmente, várias empresas lançaram programas sociais com este intuito, mas de fato a maioria está bastante distante do real engajamento com clientes, pois limitam-se a solicitar destes um voto para uma instituição social potencial beneficiária de uma grande campanha de marketing.

A MGM Partners defende que o real engajamento acontece quando a causa social escolhida torna-se parte da operação do negócio, envolvendo clientes e parceiros comerciais através de toda a cadeia de valor, permitindo a contribuição pessoal e institucional de uma rede de relacionamentos e expertises bem maior. Assim beneficiários e doadores aproximam-se, pequenas organizações locais podem ser beneficiadas e os resultados tornam-se mais palpáveis e significativos para todos.

Ao promover este apoio mais amplo, a empresa não só reforça seus relacionamentos, como pode contribuir de maneira mais efetiva (e provavelmente mais econômica), para causas sociais com impactos locais e benefícios sociais muito maiores, pois, na área social, pequenos investimentos feitos com qualidade, experiência e foco, geram resultados exponencialmente positivos. Limitar-se a uma cara campanha de marketing para conseguir votos para instituições reconhecidas certamente não tem o mesmo efeito.

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Sobre a autora:

Sueli Chiozzotto é formada em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP, tem MBA pela Universidade da California em Berkeley e é sócia da MGM Partners, onde desenvolve projetos nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade e investimentos sociais para empresas, fundações e ONGs.

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