Mar 222011
 

filantropiaA pesquisa de Baruch Lev, Christine Petrovits (ambos da Universidade de Nova York) e Suresh Radhakrishnan (Universidade do Texas em Dallas), publicada no Strategic Management Journal em fev/2010 — um jornal acadêmico focado em artigos sobre gestão estratégica — mostrou que doações filantrópicas, feitas estrategicamente, podem aumentar vendas futuras.

Os pesquisadores analisaram o impacto das doações filantrópicas no crescimento das receitas de empresas americanas entre 1989 e 2000, e concluíram que programas estratégicos de doações ajudam empresas a atrair e reter clientes, aumentando a receita em anos futuros. Encontrando assim uma relação causal entre doações e desempenho financeiro dos negócios.

Esta conclusão é especialmente verdadeira para empresas focadas na relação com consumidores, mas não foi comprovada para grandes negócios ou setores públicos. Ou seja, a satisfação dos consumidores é chave! Por exemplo, em empresas do varejo e do setor financeiro, doações de US$500 mil geraram vendas adicionais de US$3 milhões.  

A pesquisa também indicou que doações com valores médios resultam em aumento de vendas, e que os efeitos da filantropia diminuem quanto mais a empresa gasta.  

Estas análises tornam, portanto, a filantropia justificável do ponto de vista financeiro, mas nem por isso devemos desconsiderar outros motivos para realizar a filantropia, entre eles:

  • Obtenção e manutenção da licença para operar,
  • Desenvolvimento sustentável,
  • Boa cidadania…

…, fatores determinantes para a boa reputação dos negócios.

Talvez por isso mesmo, as doações filantrópicas cresceram 20% nos últimos anos, chegando a US$15.7 bilhões em 2007 nos Estados Unidos.

Você pode comprar este artigo em inglês em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/smj.810/abstract
Share

Sobre a autora:

Sueli Chiozzotto é formada em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP, tem MBA pela Universidade da California em Berkeley e é sócia da MGM Partners, onde desenvolve projetos nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade e investimentos sociais para empresas, fundações e ONGs.
 March 22, 2011  Posted by on March 22, 2011 Empresas, ONGs Tagged with: , ,  Add comments

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)