Jan 152010
 
Pepsi philantrophy

Michel Filion

Este ano ao invés de gastar US$33 milhões em propagandas no Super Bowl, a Pepsi investirá US$20 milhões em investimento social através da campanha online Refresh Project (em uma alusão ao mote da empresa “Cada Pepsi refresca o mundo“). 

A partir de 1o. de fevereiro, os visitantes do website Refresh Project,  poderão votar para que a Pepsi apóie determinadas empresas, organizações sociais e/ou indivíduos com projetos nas áreas de saúde, meio ambiente, comunidade, abrigamento, educação, cultura e arte.

Além disso, os visitantes poderão indicar seus projetos e sugerir outras formas de investimento social. Mensalmente a empresa planeja realizar até 2 doações de US$250 mil, 10 de US$50 mil, 10 de US$25 mil e 10 de US$5 mil.

A Pepsi conseguiu aliar a filantropia ao marketing enquanto economizando US$13 milhões e atingindo um público, ao longo do ano todo, que talvez não acompanhasse o Super Bowl.

Talvez nem tudo seja filantropia, mas não há nada de mal nisso! Vamor torcer para que este caso da Pepsi torne-se uma boa prática a ser lançada em suas subsidiárias e em outras empresas no mundo todo. Afinal, o marketing tem que ser bom para a empresa, mas certamente pode fazer muito mais pela sociedade e pela sustentabilidade.

Este artigo também disponível em inglês.
Share

Sobre a autora:

Sueli Chiozzotto é formada em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP, tem MBA pela Universidade da California em Berkeley e é sócia da MGM Partners, onde desenvolve projetos nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade e investimentos sociais para empresas, fundações e ONGs.

  2 Responses to “Pepsi avança no investimento social através do marketing”

  1. sou estudante estou fazendo um trabalho sobre marketing sustentavel se me puderem responder estas perguntas
    1. Identificação da organização: nome, localização, segmento em que atua, porte/tamanho, endereço do site, missão e valores, produtos ou serviços produzidos ou comercializados, nome e cargo do profissional que forneceu as informações.
    2. Justificativa sobre a escolha por essa organização.
    3. Ações para redução do aquecimento global.
    4. Ações para alcançar os oito objetivos do milênio.
    5. Aplicação dos conceitos de ecoeficiência e mecanismo de tecnologia limpa.
    6. Processos e procedimentos socioambientais de curto, médio e longo prazo.
    7. Política ambiental.
    8. Elaboração e implantação de políticas de responsabilidade socioambiental.
    9. Melhores práticas de responsabilidade social e ambiental.
    10. Propostas para aprimoramento das práticas de responsabilidade socioambiental.
    11. Cinco ações do ambiente de trabalho que geram reflexos positivos e negativos no meio ambiente (tarefa realizada na aula 3). Das cinco ações identificadas, quais são as que ocorrem na organização estudada? Qual é a posição da equipe sobre a organização ser um caso de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, ter colaboradores que no cotidiano do trabalho executam ações que podem gerar reflexos negativos no meio ambiente?
    12. Contabilidade socioambiental ou balanço social.
    se me responderem ate amanham ate 12H:00min eu já agradeço

  2. Jaqueline,
    Talvez você possa me enviar um email explicando melhor os objetivos do trabalho e de suas perguntas (por favor, use a folha de Contato/Consultoria) e quem sabe marcamos uma entrevista por telefone ok? Grata pelo interesse!
    Sueli Chiozzotto

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)