Nov 082010
 

wwf coca colaEm junho de 2007 a Coca-Cola lançou uma parceria de US$20 milhões com o World Wildlife Fund (WWF) para a proteção das sete mais críticas bacias hidrográficas do mundo: Yangtze na China, Danubio na Europa, Rio Grande/Rio Bravo no sudoeste dos Estados Unidos e México, Lago Nyase no Malawi, águas do Caribe Mesoamericano e rios e córregos do sudeste dos Estados Unidos. Logo após o lançamento a parceria foi ampliada e atualmente inclui 5 programas que tem como objetivos:

  • Melhorar em 20% a eficiência no uso da água da Coca-Cola entre 2004 e 2012
  • Manter o footprint de carbono de 2004 em 2015, mesmo com crescimento dos negócios; e cortar as emissões de carbono das plantas nos países em desenvolvimento
  • Promover a eficiência energética e do uso da água nos fornecedores de açúcar, citros e outros ingredientes
  • Encorajar outros negócios, consumidores, governos e ONGs a conservar as fontes globais de água através de esforços de comunicação
  • Conservar fontes de água fresca

Através destes projetos a empresa tem acesso aos conhecimentos técnicos e às experiências sócio-ambientais do WWF e mais credibilidade para seus programas, conforme explica o Diretor Global de Defesa da Água (e funcionário de suprimentos), sr. Greg Koch.

A Coca-Cola tem mais de 1.000 fábricas no mundo todo e em 2004 enfrentou confrontos na Índia devido ao uso de lençóis freáticos locais (leia meu artigo sobre este assunto: http://www.sustentabilidaderesultados.com.br/coca-cola-na-india-plachimada-2004/).

Certamente através desta parceria com o WWF, a Coca-Cola visa contribuir mais efetivamente para a proteção da água potável no mundo e atingir seus objetivos de maneira mais sustentável. Excelente iniciativa, esperamos que seja um sucesso!

Share

Sobre a autora:

Sueli Chiozzotto é formada em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP, tem MBA pela Universidade da California em Berkeley e é sócia da MGM Partners, onde desenvolve projetos nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade e investimentos sociais para empresas, fundações e ONGs.

  2 Responses to “Parceria Coca-Cola e WWF”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by sueli chiozzotto, sueli chiozzotto. sueli chiozzotto said: @sustentEresult Parceria Coca-Cola e WWF http://goo.gl/fb/zFlad #casos #baixocarbono #ecoeficiência #marketingsocial […]

  2. Em janeiro de 2009, em uma entrevista para a revista da universidade americana MIT Sloan, Jeff Seabright vice-presidente para recursos de meio ambiente e água da Coca-Cola, comentou sobre o impacto e as ações da empresa no deserto do Rajastão, Índia.
    Como os aquíferos locais estavam ameaçados a Coca-Cola iniciou um trabalho com o governo local para investir na conservação da água, incluindo:
    – instalação de estruturas para coleta e desvio da água da chuva das monções para o aquífero
    – checagem de barragens
    – introdução da irrigação por gotejamento junto aos agricultores locais

    De acordo com o sr. Seabright a empresa manteve sua licença para operar naquela comunidade, pois reconheceu que o problema da água devia ser tratado para além de suas paredes e que este recurso também era compartilhado pelas comunidades locais.

    Leia a entrevista completa sobre este e outras questões tratadas pela Coca-Cola no âmbito da sustentabilidade em: http://sloanreview.mit.edu/beyond-green/making-sustainability-the-real-thing/

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)