Jul 302010
 

MPESA Safaricom KenyaA operadora de celulares Safaricom  em parceria com a Vodafone  provê um serviço de transferência de dinheiro pelo celular que esta revolucionando a vida de milhares de pessoas no Quênia, primeiro país do mundo a oferecer o serviço. O serviço chamado M-PESA (m=móvel e pesa=dinheiro em suáli) permite que quenianos transfiram dinheiro entre vilas distantes, paguem contas sem ir ao banco e realizem outros tipos de pagamentos e compras pelo celular sem precisarem ter conta em banco.

O serviço (que funciona em aparelhos pré e pós pagos), já é utilizado por 9,5 milhões de pessoas no Quênia (23% da população), as transferências representam 11% do PIB. Mais ainda, o  M-PESA inspirou mais de 60 serviços similares no mundo todo. Por exemplo, em junho de 2010, a Fundação Bill & Melinda Gates  em parceria com a USAID (Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional) , lançaram um incentivo de US$10 milhões para criar um serviço similar no Haiti e facilitar a entrega de dinheiro das agências humanitárias para as vitimas do terremoto. A Fundação tem focado na redução de pobreza através de serviços financeiros e o M-PESA é um caso de sucesso com este potencial, leia mais em: http://www.gatesfoundation.org/financialservicesforthepoor/Pages/financial-services-for-the-poor-frequently-asked-questions.aspx#top

O serviço funciona através do cadastramento de pequenos varejos (vendedores de créditos para celular), para tornarem-se agentes financeiros. Os agentes recebem dinheiro de um cliente e usam o M-PESA para realizar a transferência móvel para outro agente em outra localidade que paga ao recebedor conforme combinado. Enquanto o Quênia tem 840 agências bancárias já conta com quase 18 mil agentes M-PESA, que por sua vez, gerenciam quase 100 transações por dia.

Através do M-Kheso, Safaricom e Equity também oferecem micro-crédito , seguro contra acidentes e poupança de pequenos valores aos usuários. Além disso, em novembro de 2009, Safaricom, Vodafone, Western Union, Provident Capital Transfers e KenTv lançaram um novo serviço permitindo transferências internacionais entre o Reino Unido e o Quênia.

A transferência de dinheiro virtual é baseada em tecnologia, marketing, parcerias com bancos e apoio dos setores públicos e demanda uma gestão cuidadosa e inteligente dos agentes que recebem e distribuem dinheiro de acordo com o serviço celular. Só assim, as demandas dos clientes podem ser atendidas e os agentes não ficam sem caixa!

Você pode ler mais sobre estes serviços no site da Safaricom em: http://www.safaricom.co.ke/index.php?id=745

Share

Sobre a autora:

Sueli Chiozzotto é formada em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP, tem MBA pela Universidade da California em Berkeley e é sócia da MGM Partners, onde desenvolve projetos nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade e investimentos sociais para empresas, fundações e ONGs.
 July 30, 2010  Posted by on July 30, 2010 Base da pirâmide Tagged with: , , ,  Add comments

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)