Mar 012011
 

Desenvolvimento HumanoO Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lança periodicamente o Relatório de Desenvolvimento Humano. No relatório de 2007/2008 (baseado em dados de 2005), o Brasil aparece pela primeira vez como país com alto desenvolvimento humano, na 70º posição do ranking com um IDH de 0,8.

Entre outros destaques o relatório indica que a divisão entre ricos e pobres aumenta com a mudança climática e que esta ameaça pode reverter o nível de desenvolvimento humano atual.

Além disso, menciona que o Brasil é mais eficiente na produção de etanol do que Estados Unidos e União Européia, e reconhece que o uso da cana-de-açúcar contribui mais eficientemente para a redução das emissões de carbono. Por outro lado, o documento critica as altas taxas de importações do produto e o nível de desflorestamento no país (o 5º maior contribuinte para a emissão de carbono derivado do desflorestamento no mundo).

O relatório também indica que o Brasil tem uma das mais baixas pegadas de carbono per capita (1,8 ton/ano/pessoa), devido principalmente a uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, baseada em energia renovável.

Você pode baixar o relatório em português em e verificar todos os sub-indicadores que compõem o IDH por país em: http://www.pnud.org.br/rdh/destaques/index.php?lay=inst&id=dtq

Share

Sobre a autora:

Sueli Chiozzotto é formada em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP, tem MBA pela Universidade da California em Berkeley e é sócia da MGM Partners, onde desenvolve projetos nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade e investimentos sociais para empresas, fundações e ONGs.

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)