Jan 142010
 
B Corporation

Eric Beato

A ONG B Lab criou nos Estados Unidos uma nova certificação para empresas chamada B Corporation. Empresas assim classificadas devem adotar um modelo de gestão baseado nos interesses dos stakeholders (públicos de interesse), e não somente dos shareholders (acionistas).  Além disso, uma B Corporation compromete-se a: 

  •  Considerar fatores ecológicos e sociais em todas as suas decisões…
  •  … Atingir metas de desempenho específicas nestas áreas

A gestão focada nos stakeholders difere da lei corporativa americana atual que define como obrigação legal das empresas maximizar o retorno para os acionistas

Dos 50 estados americanos, somente 19 ainda não adotaram esta nova lei (incluindo o paraíso corporativo Delaware), mas as campanhas para sua adoção já estão em curso.

Mesmo assim, o B Lab já certificou 230 empresas em 50 indústrias, representando mais de US$1 bilhão em receitas. Seu objetivo é identificar uma nova geração de empresas Fortune 500 que incorporem esta nova estrutura legal a seus DNAs.

De fato, as empresas certificadas ainda são empresas pequenas para o padrão americano, mas um novo paradigma decisório já é realidade na maior economia do mundo. Considerar os interesses dos stakeholders (incluindo o meio ambiente e as questões sociais) nas decisões de negócio não é novidade, mas também não é realidade do dia-a-dia. Talvez, a proteção e a pressão legal possam fazer a diferença e encaminhar o mundo corporativo para um desenvolvimento ainda mais sustentável.

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Sobre a autora:

Sueli Chiozzotto é formada em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP, tem MBA pela Universidade da California em Berkeley e é sócia da MGM Partners, onde desenvolve projetos nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade e investimentos sociais para empresas, fundações e ONGs.

  One Response to “Nova lei corporativa americana incentiva gestão de stakeholders”

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