Aug 042010
 

Nestle base da piramideEm junho a Nestlé começou a oferecer um novo serviço na região amazônica, um barco-supermercado com 100 m2 vende 300 produtos Nestlé diretamente para os quase 800 mil ribeirinhos de 18 regiões nas margens dos rios Pará e Xingu. O investimento foi de R$1 milhão em produtos e parcerias com fornecedores locais.

A aposta da empresa é que nos próximos 10 anos quase um bilhão de pessoas sairão da pobreza e poderão comprar seus produtos no mundo todo.  No Brasil, desde 2001, a empresa tem investido na venda direta em favelas (através de quase 300 vendedoras destas comunidades), na redução de embalagens e na criação de produtos específicos (adicionados de ferro, zinco e vitamina A, por exemplo) para as demandas das populações de baixa renda. No total a Nestlé oferece 3950 produtos posicionados para o segmento da baixa renda.  

O Bradesco  também tem investido na região amazônica oferecendo serviços bancários no rio Solimões e conseguiu 700 clientes em 6 meses.

Ofertas para a base da pirâmide estão tornando-se uma oportunidade de negócios e se aliadas a produtos de qualidade, preços justos e, especialmente, oportunidades de melhor saúde e educação para os clientes, tem um potencial imenso para melhorar a vida de populações de baixa renda.

Leia mais em sobre este novo sistema de distribuição da Nestlé em: http://www.nestle.com.br/site/novidades/acontecehome/supermercado_flutuante_nestle.aspx

Share

Sobre a autora:

Sueli Chiozzotto é formada em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP, tem MBA pela Universidade da California em Berkeley e é sócia da MGM Partners, onde desenvolve projetos nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade e investimentos sociais para empresas, fundações e ONGs.
 August 4, 2010  Posted by on August 4, 2010 Base da pirâmide Tagged with: , ,  Add comments

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)