Apr 122010
 

Multinacionais como Nestlé, GlaxoSmithKline, Coca-Cola e PepsiCo , entre outras estão inovando e ao invés de apenas relançar produtos em embalagens menores para a base da pirâmide, estão desenvolvendo produtos específicos para este segmento de mercado.

De acordo com a definição de C. K. Prahalad, o segmento base da pirâmide refere-se às pessoas que vivem com menos de US$2/dia e que podem ser atendidas pelas empresas de forma lucrativa. Na Índia, este é um dos maiores segmentos de mercado (350 milhões de pessoas), e o que cresce mais rapidamente (+40 milhões de famílias/ano), de acordo com o The Economist Times.

Alguns exemplos de novos produtos lançados por lá, são:

  • Asha , uma bebida a base de leite da GlaxoSmithKline, 40% mais barata que as similares e com capacidade de atingir consumidores do meio rural, promovendo disponibilidade e valor nutricional

    Food BOP

    Erin Nicole

  • Visando atender às necessidades dos moradores das favelas de Mumbai, onde também desenvolverá um programa educacional sobre nutrição, a Nestlé criou um macarrão fortificado Maggi de baixo preço
  • A Coca-Cola lançou a Vitingo,  uma bebida fortificada vendida em saches, cujas vendas já estão sendo ampliadas para mais 30 vilarejos de Orissa na Índia
  • A PepsiCo anunciou recentemente que deverá lançar uma bebida ou um snack para pessoas com deficiências nutricionais a baixo preço

A base da pirâmide é um segmento de mercado com necessidades específicas, que se atendidas adequamente poderão criar valor não somente para os negócios, mas também para os consumidores. Sem dúvida este novo modelo de negócio é central para o desenvolvimento sustentável, mas requer inovação e foco para frutificar.

Share

Sobre a autora:

Sueli Chiozzotto é formada em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP, tem MBA pela Universidade da California em Berkeley e é sócia da MGM Partners, onde desenvolve projetos nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade e investimentos sociais para empresas, fundações e ONGs.
 April 12, 2010  Posted by on April 12, 2010 Base da pirâmide, Empresas Tagged with: , ,  Add comments

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)