Nov 302009
 

Nesta matéria da revista Sustain do WBCSD  discute-se a demanda por energia global e seu impacto na mudança climática. Um dos maiores desafios do século XXI conforme relatório de Sir Nicholas Stern, economista e autor do Stern Review Report on the Economics of Climate Change. Alguns indicadores mencionados são bastante críticos: A demanda por energia global deve aumentar 40% até 2030, especialmente nos países em desenvolvimento onde o percentual de emissão de gases efeito estufa deve sair dos atuais 39% e chegar a 52% até 2030. 

Até lá, estima-se que 1,6 bilhões de pessoas ainda não terão acesso a eletricidade e 2,4 bilhões ainda não terão combustíveis seguros e “limpos” para cozinhar.

A matéria discorre sobre os caminhos do baixo-carbono para o desenvolvimento global e indica que nas negociações de Copenhague em dezembro de 2009, uma recomendação importante será a capacidade e o potencial dos países em desenvolvimento de “pularem” para o uso de energia renovável e limpa, sem basear seu desenvolvimento em energias emissoras de carbono.

Ou seja, aprendida a lição do impacto da emissão de carbono para o clima global, os países em desenvolvimento não precisariam cair nesta armadilha.

A matéria indica casos de empresas que já estão inovando em aplicações tecnológicas mais limpas, trazendo soluções energéticas para áreas rurais (onde o acesso a energia é baixo) e urbanas (onde o acesso é caro). Entre estas empresas estão: Electricité de France (EDF), ABB, General Electric (GE), GDF SUEZ e Philips, que já estão inovando em soluções para iluminação, cozinha e aquecimento.

Leia a matéria completa e outras na revista Sustain — link: http://www.wbcsd.org/DocRoot/WgbYFvBCZdTESGuFTOWF/Sustain31.pdf

Share

Sobre a autora:

Sueli Chiozzotto é formada em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP, tem MBA pela Universidade da California em Berkeley e é sócia da MGM Partners, onde desenvolve projetos nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade e investimentos sociais para empresas, fundações e ONGs.

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)