May 312011
 

mercado localEm março de 2011, Ashish Karamchandani, Mike Kubzansky e Nishant Lalwani (líderes do Monitor Inclusive Markets, iniciativa do Monitor Group  focada na catalização de soluções de mercado para obter mudanças sociais), escreveram para a Harvard Business Review sobre a base da pirâmide.

A base da pirâmide é composta por um público de quase 4 bilhões de pessoas em situação de pobreza (especialmente em países em desenvolvimento), com um poder de compra estimado em US$5 trilhões. Este público tornou-se um mercado de interesse para o aumento de vendas de alguns negócios, que reinventaram produtos, marketing, sistemas de preços e de distribuição para atendê-lo. 

Porém, os autores argumentam que não é tão fácil realizar estas mudanças, mesmo para grandes empresas globais. Afinal, muitas vezes os clientes estão em distantes áreas rurais, possuem fluxos de caixa instáveis e as empresas dependem de provedores locais pouco confiáveis, competição local e sistemas de negócios pouco desenvolvidos.  Além disso, as empresas devem ser capazes de gerenciar um grande número de transações de baixo valor e com baixas margens, manter custos baixos e tolerar investimentos de longo prazo.

Para enfrentar estes desafios, os autores recomendam, entre outros cuidados:

  • Especialização
  • Padronização
  • Parcerias com organizações que possuam canais de distribuição adequados
  • Redução de embalagens e preços

Os autores concluem que, de fato, a base da pirâmide não é um negócio para todos, mas os poucos que conseguirem se estabelecer de forma lucrativa, terão resultados recompensadores.

Leia o artigo completo em: Harvard Business Review (em inglês)

pub-1943709444229966
Share

Sobre a autora:

Sueli Chiozzotto é formada em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP, tem MBA pela Universidade da California em Berkeley e é sócia da MGM Partners, onde desenvolve projetos nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade e investimentos sociais para empresas, fundações e ONGs.
 May 31, 2011  Posted by on May 31, 2011 Base da pirâmide Tagged with: ,  Add comments

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)