Apr 202017
 

… Existem e não são poucas — uma série do MIT Sloan Management Review as explora detalhadamente: são táticas criadas para gerar abundância, ou seja, um ciclo de atividade virtuoso que simultaneamente reduz riscos, corta custos e aumenta vendas através da solução de questões sociais, fortalecimento das comunidades, eliminação de resíduos e recuperação do meio ambiente. Veja o resumo:

 

Tática 
Definição
Exemplos
Resíduo=Comida Usar resíduo como recurso Nine Dragons Paper, Lanza Tech, Staples
Biomimética Aprender soluções com a natureza Terracycle, Bullet Train, Velcro
Desenvolver capital natural Recuperar o meio ambiente Chiplote, Bavaria, Samso Energy Academy
Produtividade radical de recursos Reduzir matérias-primas significantemente GE, Unilever, Walmart
Economia compartilhada Compartilhamento de pessoa para pessoa Airbnb, TaskRabbit, RelayRides
Economia de soluções Prover soluções ao invés de produtos Rent the runway, Sunrun, Google services
Desagregação Racionalizando produtos e serviços Minute Clinic, M-Pesa, Springboard Collaborative
Base da pirâmide Servir pessoas que vivem com US$2,50/dia ou menos Biolite, Humanure Power, Switchboard
Micro-empresa Estabelecer pequenos negócios Soccket, Liter of Light, Grameen
Crowding (aglomeração) Financiamento comunitário ou fonte de idéias Kickstarter, Wikipedia, Fiat Mio
Cadeia de serviços lucrativa Funcionários felizes criam clientes fiéis e crescimento lucrativo Zappos!, Whole Foods Market, Kimpton Hotels
Troca colaborativa Compra com moedas alternativas Diyalo Foundation, Berkshares, TimeBanks
Marketing regenerativo Resolver problemas com marketing UTEC, LLBean, 20th Century Fox
Investimento de impacto Buscar retornos financeiros, sociais e para o meio ambiente Collaborative Fund, Mosaic, Root Capital
Novas entidades Alinhar estruturação legal e valores B Corps, Cooperatives, L3C

 

Enriquecedor e muito útil, mas com certeza só produzirá resultados quando utilizadas junto à uma estratégia para a sustentabilidade que por sua vez atende às questões de materialidade do negócio. A empresa lucra e os públicos de interesse agradecem, enquanto sociedade e meio ambiente prosperam. Este é o ideal!

Leia o artigo do MIT em inglês (que detalha um pouco duas destas ferramentas): Sustainable Tactics

Share

Sobre a autora:

Sueli Chiozzotto é formada em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP, tem MBA pela Universidade da California em Berkeley e é sócia da MGM Partners, onde desenvolve projetos nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade e investimentos sociais para empresas, fundações e ONGs.

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)