Jun 102011
 

Pesquisa sustentabilidadeRecentemente a MIT Sloan Management Review e o Boston Consulting Group lançaram um estudo sobre a adoção das estratégias de sustentabilidade pelas empresas, indicando algumas tendências futuras.

A pesquisa global (que incluiu algumas entrevistas em profunidade),  analisou questões como por exemplo:

Como as organizações estão respondendo aos desafios e oportunidades da sustentabilidade?

Como as práticas de gestão tem se adaptado a sustentabilidade?

Como a sustentabilidade tem impactado a competitividade dos negócios?”

As principais conclusões da pesquisa foram:

  • A sustentabilidade aplicada estrategicamente tem ganhado força nos negócios, com maiores investimentos na busca de vantagem competitiva
  • Há dois grupos de empresas trabalhando o tema:
    • as “líderes” que assumem os compromissos da sustentabilidade mais agressivamente, tomando a liderança, sendo transparentes e autênticas com públicos de interesse internos e externos e integrando o tema estrategicamente
    • as “seguidoras” que adotam iniciativas mais lentamente e tem focado em economias energéticas, eficiência dos materiais e mitigação de riscos.

Vários participantes comentaram que a sustentabilidade deve fazer parte da estratégia do negócio, pois somente fazendo parte do DNA da empresa, as vantagens competitivas podem ser exploradas.

A MGM Partners parabeniza o estudo e felicita-se com os resultados. Afinal já é tempo de aplicarmos a sustentabilidade estrategicamente, considerando e tratando adequadamente os impactos sócio-ambientais no dia-a-dia, alavacando oportunidades, eliminando riscos e agregando valor e competitividade aos negócios.

Leia a pesquisa completa (em inglês) em: http://sloanreview.mit.edu/feature/sustainability-advantage/ 
Share

Sobre a autora:

Sueli Chiozzotto é formada em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP, tem MBA pela Universidade da California em Berkeley e é sócia da MGM Partners, onde desenvolve projetos nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade e investimentos sociais para empresas, fundações e ONGs.

 Leave a Reply

(required)

(required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>