Mar 082010
 
Engajamento de stakeholders

dorineruter

A expressão stakeholders ( ou, públicos de interesse) está tornando-se cada vez mais comum nas empresas. Várias já implementaram planos de engajamento de stakeholders e nos Estados Unidos o foco nos stakeholders já é um novo modelo de gestão (leia mais no meu artigo sobre B Corporation).

Define-se  stakeholder como qualquer indivíduo, ou grupo de indíviduos, que influencia ou pode influenciar uma organização e/ou é impactado (ou até mesmo, pode vir a ser impactado) por ela. Os stakeholders podem ser internos, como: funcionários, acionistas, voluntários, gestores; ou externos como: fornecedores, clientes, consumidores, beneficiários, órgãos públicos, mídia e/ou comunidade, por exemplo.

Bem simplificadamente, o engajamento de stakeholders trata-se do esforço realizado por uma organização para identificar, dialogar e considerar os interesses de seus stakeholders em suas decisões. Algumas razões pelas quais o engajamento de stakeholders tornou-se importante são:

  • Permite o desenvolvimento de uma relação de confiança entre as partes
  • Pode reduzir riscos previstos ou não
  • Promove a identificação de idéias  inovadoras, e portanto, o aumento de oportunidades e parcerias
  • Evita conflitos desnecessários, promovendo a comunicação entre  as partes

    Interesses de engajamento

    lsqco

engajamento dos stakeholders também contribui para que as organizações consigam a “licença para operar“, ou seja o acordo entre os interessados (em geral implícito), para que continue a operar em um determinado local, região ou, até mesmo, país.

Há várias organizações internacionais que desenvolveram princípios, normas, estudos e manuais sobre engajamento de stakeholders:

O engajamento de stakeholders trata-se de uma nova forma de gestão onde os interesses dos stakeholders são considerados, contribuem para a manutenção, e até mesmo para o desenvolvimento sustentável, da organização e da comunidade. É, portanto, crucial para a sustentabilidade. Você concorda?

Share

Sobre a autora:

Sueli Chiozzotto é formada em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP, tem MBA pela Universidade da California em Berkeley e é sócia da MGM Partners, onde desenvolve projetos nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade e investimentos sociais para empresas, fundações e ONGs.

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)