Jul 192010
 

RegreenO mercado de construções verdes está em evidência, moda ou realidade, vale a pena conferir as opções para reformar e construir seguindo padrões sustentáveis, economizando energia, água e outros recursos naturais utilizados para construção e decoração, reduzindo o impacto no meio ambinente  e permitindo uma melhor qualidade do ar dentro das edificações. O programa Regreen criado em 2008 através de uma parceria entre a Sociedade Americana de Decoradores (ASID) e o Conselho de Construções Verde americano (USGBC)  tem dicas e casos para quem planeja remodelar a casa.

No website do Regreen você encontrará 4 serviços principais:

  • REGREEN Home Assessment Form(PDF), ou Formulário para Avaliação Residencial: este formulário é o primeiro passo para um projeto de reforma e permite a realização de uma avaliação de toda a residência, incluindo a análise de desempenho residencial, sistemas de construção, integridade das estruturas,  perigos existentes, acabamento de interiores e utilização de espaços.
  • REGREEN Strategy Generator, ou Gerador de Estratégia: identifica medidas para um projeto verde, basta digitar tipo, escopo e objetivo da reforma.
  • REGREEN Residential Remodeling Guidelines(PDF), ou Guia para Reforma Residencial: apresenta 10 tipos de projetos de reforma e as decisões verdes mais indicadas.
  • Green Product Checklist(PDF), ou Lista de Produtos Verdes: orienta a seleção de materiais e produtos saudáveis e responsáveis para com o meio ambiente.

Além disso há materiais para estudo (apresentações, webinars, workshops e cursos) e vários estudos de casos (por ambiente) e de projetos planejados e executados em várias cidades americanas, como a renovação do bairro de Emeryville na California e do centro histórico de Atlanta. Não deixe de conhecer e inovar!

Share

Sobre a autora:

Sueli Chiozzotto é formada em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP, tem MBA pela Universidade da California em Berkeley e é sócia da MGM Partners, onde desenvolve projetos nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade e investimentos sociais para empresas, fundações e ONGs.

  3 Responses to “Construção verde (na sua casa!)”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Rev Sustentabilidade, sueli chiozzotto. sueli chiozzotto said: New blog post: Construção verde (na sua casa!) – O mercado de construções verdes está em evidência, moda ou realidad… http://ow.ly/18cIEh […]

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Menegari Brasil, Jeser Batista. Jeser Batista said: Construção verde (na sua casa!) http://bit.ly/dnnMRn via @AddToAny […]

  3. Outra ferramenta para identificar e implementar oportunidades de construção e reforma “verde” é o site do U.S. Green Building Council, Green Home Guide (ou, Guia para a Casa Verde): http://greenhomeguide.com/
    Nele você encontra idéias, conselhos e contatos de profissionais e especialistas (americanos) atuantes na área de construção civil verde. Vale a pena conferir!

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)