May 172010
 

O GoodGuide foi criado para ajudar os consumidores a escolherem produtos mais saudáveis e que impactem menos o planeta. Inclui mais de 65 mil produtos de higiene pessoal e limpeza até alimentos e brinquedos.

A idéia é que os consumidores estejam mais bem informados na hora da compra, e não precisem confiar apenas nas informações da embalagem. O sistema permite entre outras facilidades, a criação de listas de compras e o acesso ao site pelo IPhone.  

O conceito é simples, os produtos são analisados e pontuados com uma nota de 0 a 10, quanto maior a nota, mais seguro e saudável é o uso do produto em casa e menor seu impacto no planeta. Veja um exemplo:

 GoodGuide

O GoodGuide foi criado pelo professor Dara O’Rourke da Universidade da California em Berkeley.  A idéia surgiu quando ele passava protetor solar na filha de 5 anos. Após pesquisar os ingredientes do produto ele descobriu que este apresentava ingredientes tóxicos! Nada muito difícil nos dias de hoje…

Por isso doutores em química, nutrição e engenharia dos alimentos, entre outros especialistas, analisam vários indicadores referentes à 3 áreas principais:

  • Impacto na saúde de consumidores, trabalhadores fabricantes e comunidade e a segurança quando do uso produto incluindo: riscos de câncer, problemas para o sistema reprodutivo, endócrino, respiratório, irritação dos olhos e da pele, entre outros
  • Impacto social na vida de consumidores e das comunidades impactadas assim como dos trabalhadores envolvidos considerando seu nível compensação, suas condições de trabalho, o respeito aos direitos humanos, a políticas de diversidade e a práticas trabalhistas
  • Impacto no meio ambiente devido ao uso de recursos naturais e das emissões no ar, água, terra e clima, e a existência e consistência de programas de gestão de meio ambiente em todo o ciclo de vida do produto (isto é, da produção ao descarte)

O GoodGuide define-se como uma organização que objetiva “realizar o bem”, focada em sua missão social e ambiental, enquanto acessando recursos e expertise de várias organizações como Google, Amazon, eBay, PayPal, Intuit, MIT e da Universidade da Califórnia. Além disso, o GoodGuide foi criado como uma B Corporation.

Leia meu artigo sobre B Corporation no link:  http://www.sustentabilidaderesultados.com.br/nova-lei-corporativa-americana-incentiva-gestao-de-stakeholders/

Não deixe de acessar o site do GoodGuide e verificar como estão pontuados os produtos usados por você e sua família: http://www.goodguide.com/

Share

Sobre a autora:

Sueli Chiozzotto é formada em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP, tem MBA pela Universidade da California em Berkeley e é sócia da MGM Partners, onde desenvolve projetos nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade e investimentos sociais para empresas, fundações e ONGs.

  One Response to “Conheça o guia para compras responsáveis: GoodGuide”

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)