Dec 172009
 
Sustentabilidade Green to Gold2

kevindooley

Este é o segundo de uma série de cinco posts sobre o livro “Green to gold: how smart companies use environmental strategy to innovate, create value, and build competitive advantagede Daniel C.Esty e Andrew S. Winston. Leia, comente e acompanhe os próximos.

I.  Ferramentas para a sustentabilidade:

As ferramentas apresentadas no livro Green to gold são uma excelente base para o desenvolvimento de uma estratégia de negócios calcada nas oportunidades e desafios da sustentabilidade. No livro os autores exploram dezenas de casos reais de empresas do mundo todo, para mostrar que a sustentabilidade pode trazer vantagens competitivas e melhorias de desempenho aos negócios. Além de reduzir riscos financeiros e operacionais. É, portanto, leitura obrigatória para quem quer avançar nos negócios e especialmente no Brasil, internacionalizar-se, pois, não é mais possível entrar no jogo global sem entender como competidores e empresas best-in-class estão se posicionando para atingir um desenvolvimento mais sustentável. Afinal, este é o único desenvolvimento possível.

II. Diagnóstico de impactos ambientais e identificação de oportunidades:

O primeiro passo para a identificação de oportunidades sustentáveis na empresa (e em sua cadeia de valor) é mapear impactos atuais e futuros. Certamente, este trabalho será mais rico, se realizado com um grupo de diferentes profissionais da empresa. Para isso, os autores sugerem a análise do quadro abaixo:

xxxxxxx

Como o foco dos autores é principalmente, meio ambiente este quadro permitirá um bom diagnóstico inicial nesta área. Mas a empresa deve complementar a análise avaliando fatores sociais, como:

  • As condições de trabalho da cadeia de valor incluindo:
    • Salários
    • Segurança
    • Saúde
    • Educação
    • Direitos humanos
    • Diversidade
  • As preocupações e impactos na comunidade (ver capítulo III)
    • Investimentos sociais
    • Desenvolvimento local: saneamento, saúde, educação, etc.
    • Mercado local para fornecedores e clientes
  • As situações de uso de produtos e serviços por clientes e consumidores, incluindo:
    • Toxicidade e periculosidade dos produtos
    • Descarte de matérias-primas, sub-produtos e produtos consumidos
    • Segurança dos serviços
    • Legislações envolvidas
    • Condições justas de comércio e prestação de serviços

No Brasil os fatores sociais apresentam tantos desafios e oportunidades quanto os fatores ambientais no primeiro mundo, portanto, não deixe de analisar como seu negócio impacta a sociedade e de aprimorar-se nesta área.

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Sobre a autora:

Sueli Chiozzotto é formada em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP, tem MBA pela Universidade da California em Berkeley e é sócia da MGM Partners, onde desenvolve projetos nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade e investimentos sociais para empresas, fundações e ONGs.
 December 17, 2009  Posted by on December 17, 2009 Empresas Tagged with: , ,  Add comments

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