Apr 082010
 

Para entender o que é engajamento de stakeholders (públicos estratégicos e/ou de interesse), assista Avatar. O filme conta a história de uma empresa que desenvolveu um “programa” de engajamento com a comunidade do planeta Pandora, com o objetivo de explorar um  minério valioso. 

Avatar engajamento stakeholders

Noshomax

O programa de engajamento conta com dois grupos principais:

  • Cientistas: estudam Pandora e criam relacionamentos com comunidade local ao mesmo tempo em que identificam outras riquezas relacionados ao meio ambiente e sua ligação com a comunidade
  • Seguranças (ex-militares): não acreditam no engajamento e influenciam o gestor da empresa a agir para que se inicie a extratação do minério, mesmo que para isso seja necessária a violência

Infelizmente, mesmo no ano de 2154, o diretor James Cameron imaginou uma empresa truculenta e arrogante (que oferece educação, saúde e segurança para uma comunidade que já esta em perfeito equilíbrio) e que com pouca inteligência e muito imediatismo, busca resultados de forma pouca ética, desperdiçando oportunidades de desenvolvimento e relacionamento muito mais importantes. Em Avatar, a sociedade e o meio ambiente ficam à mercê dos lucros da grande corporação exploradora.

Vale a pena ver o filme e refletir sobre o posicionamento das empresas atualmente:

  • Será que exploramos riquezas, extraindo valor para os negócios, mas também contribuindo para o desenvolvimento sustentável?
  • A comunidade local é realmente ouvida? Suas questões são consideradas pelas empresas?
  • Quais as conseqüências dos negócios para ao meio ambiente? Os impactos são sustentáveis?
  • Afinal: as riquezas locais são preservadas, desenvolvidas e compartilhadas por todos os stakeholders?

Sem dúvida o desafio para as empresas é enorme, cumprir com responsabilidades econômicas, sociais e de meio ambiente é o cerne do desenvolvimento sustentável. Mas, espero que muito antes de 2154 este desafio já tenha sido vencido e tornado-se fonte de riquezas inimagináveis para todos nós terráqueos 🙂

Veja o trailer de Avatar em: http://www.youtube.com/watch?v=Udxnh75EpoY&feature=related
Share

Sobre a autora:

Sueli Chiozzotto é formada em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP, tem MBA pela Universidade da California em Berkeley e é sócia da MGM Partners, onde desenvolve projetos nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade e investimentos sociais para empresas, fundações e ONGs.
 April 8, 2010  Posted by on April 8, 2010 Empresas Tagged with: , ,  Add comments

  One Response to “Avatar: o filme sobre engajamento de públicos estratégicos”

  1. Hxhdj

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)