Mar 192010
 

Em 2007, o IFC (International Finance Corporation) e a consultoria SustainAbility estudaram como a Amanco tornou-se líder em tubos e conexões plásticas na América Latina através da integração da sustentabilidade à sua estratégia de negócios.

Lider sustentabilidade

jenny downing

Na busca de diferenciação a empresa investiu em uma estratégia para associar sua marca com a sustentabilidade, algumas iniciativas desenvolvidas foram:

  • Novos produtos passaram a considerar impactos sociais e no meio ambiente, eliminando matérias-primas tóxicas, economizando água e reduzindo os custos de instalação
  • Desenvolvimento de produtos e serviços para a base da pirâmide. Nesta área a receita já chega a US$4 milhões e espera-se que dobre anualmente. Alguns projetos são:
    • Guatemala: a empresa visa atender a um mercado de 300 mil pequenos agricultores através de parcerias para prover financiamento e treinamento para que estes clientes possam comprar kits de irrigação
    • Brasil: provê cartões de crédito para a compra de materiais de construção para clientes sem acesso ao sistema bancário e treinamento para encanadores
  • Busca liderar as discussões sobre o uso sustentável da água e da transparência na América Latina
  • É pioneira na medição do Tripple Bottom Line (TBL), ou seja, a empresa mede resultados econômicos, sociais e de meio ambiente. Apesar do desafio, através de seu “Sustainability Scorecard” a empresa avançou muito na medição do impacto da sustentabilidade em seus negócios

Como resultado a empresa é líder em todos os países onde atua na América Latina (mesmo depois de enfrentar uma longa crise entre 1999 e 2003), exceto no Brasil, onde apesar disso já tem uma marca reconhecida e onde tem ganho reputação e mercado ao longo dos anos.

Além disso, notícias mais recentes indicam que:

  • Em outubro de 2009 as vendas da Amanco registraram um crescimento de 33%
  • Redução do uso de água em 75% (de 2002 a 2009), representando uma economia de mais de US$20 milhões, devido principalmente à:
    • Reutilização de água industrial promovendo a redução para menos de 1/4 do consumo de água na produção de tubos
    • A fábrica de Suape tornou-se modelo de ecoeficiência e reaproveita água através de um moderno sistema de tratamento de efluentes

Conforme Regina Zimmermann, diretora industrial da Amanco Brasil: “… Esta é a visão da Amanco: implantar em nossos processos e produtos os conceitos de eco-design, eco-eficiência e eco-inovação“.

De fato, a empresa tem liderado em várias áreas, inclusive no que se refere à diversidade. Além de Regina na diretoria, desde julho de 2009 a Amanco Brasil tem como CEO, Marise Barroso, uma das poucas mulheres líderes de negócios no Brasil!

Leia o caso completo em: www.sustainability.com/marketmovers
A Amanco está no Twitter veja em: www.twitter.com/amancobrasil
Share

Sobre a autora:

Sueli Chiozzotto é formada em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP, tem MBA pela Universidade da California em Berkeley e é sócia da MGM Partners, onde desenvolve projetos nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade e investimentos sociais para empresas, fundações e ONGs.

  6 Responses to “Amanco: integrando sustentabilidade à estratégia de negócios”

  1. Olá Sueli, excelente seu blog, complementando as informações, do ponto de vista de serviços transformamos dois grandes problemas dos consumidores em start-ups que se tornaram novas unidades de negócio, focadas em ajudar nossos parceiros e influenciadores de compras a crescer seus negócios:
    o CredConstrucao.com ajuda 2.500+ lojas a aumentarem suas vendas com um cartão de crédito inovador para seus consumidores, com ferramentas exclusivas de CRM, treinamento e web 2.0 – 200.000 cartões emitidos em 18 meses, forte foco em BOP (94% até 2SM, metade não tem conta em banco). A chave do sucesso é grande adaptação ao segmento, por exemplo não temos recusas por scoring.
    o Doutoresdaconstrucao.com.br ajuda 100.000+ profissionais da construção a ter mais sucesso com treinamentos, avaliações, indicações e recompensas. Sete outras indústrias líderes juntaram forças conosco e a aliança se tornou o maior programa de relacionamento na indústria da construção na América Latina. Os serviços estão aumentando as vendas da Amanco em 20%+, transformando relacionamentos em novas receitas e gerando grande impacto social em inclusão e eco-eficiência. Favor avise a gente se precisar de mais informações!

  2. Olá Juan,
    Obrigada por compartilhar mais informações sobre os projetos da Amanco. Realmente são iniciativas importantes e espero que tragam ainda mais desenvolvimento e sucesso para todos os envolvidos!
    Obrigada pelo feedback!!!
    Abraço,
    Sueli Chiozzotto

  3. Gostaria de saber como voces implantou e vem implantando, este projeto de sistema de sutentabilidades na empresa amanco.

  4. Alessandra,
    A MGM Partners desenvolve projetos deste tipo, mas não foi a responsável na Amanco (lá creio que foi desenvolvido internamente).
    Se você tiver interesse em conversar mais sobre o assunto, entre em contato conosco através do formulário de contato/consultoria do site, ok?
    Desde já agradecemos o interesse!
    Sueli Chiozzotto

  5. Qual a relação da sustentabilidade dessa empresa com a gestão do conhecimento/ conhecimento tácito e explícito ??
    Desde já, Obrigada!

  6. Jenniffer,

    Sem conhecimento não há sustentabilidade e certamente, somente, a aplicação inteligente do conhecimento permite a obtençao de resultados positivos.

    Obrigada pela contribuição!

    Sueli

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)